Projeto Cores para Educação Infantil – Cores e Formas
Justificativa:
Dada a importância de propiciar à criança a
visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que
compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar
com este tema.
As crianças nessa faixa etária (2 anos)
demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua
volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o
descobrimento do seu mundo.
Objetivos Gerais:
Trabalhar com as cores e formas de modo que
as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu
vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.
Objetivos Específicos:
- Reproduzir cores e formas.
- Ampliar vocabulário.
- Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
- Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Ampliar o conhecimento do mundo.
- Desenhar a partir do que foi observado.
Metodologia
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
- Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?
- Ouvir a música arco íris
- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
- Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha.
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
Recursos:
- Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
- Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis diferenciados
- Blocos Pedagógicos
- Brinquedos de montagem de peças coloridas
- Jogo de Formas Geométricas
- Música, Filmes e fotografias
Avaliação
- Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e o crescimento individual e do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário