segunda-feira, 15 de julho de 2019

Projeto Cores para Educação Infantil – Cores e Formas

Projeto Cores para Educação Infantil – Cores e Formas

Justificativa:

Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar com este tema.
As crianças nessa faixa etária (2 anos) demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.

Objetivos Gerais:

Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.

Objetivos Específicos:

  • Reproduzir cores e formas.
  • Ampliar vocabulário.
  • Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
  • Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Ampliar o conhecimento do mundo.
  • Desenhar a partir do que foi observado.

Metodologia

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
  • Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
  • Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
  • Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
  • Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?
  • Ouvir a música arco íris
  • Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
  • Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
  • Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
  • Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
  • Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
  • Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
  • Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
  • Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
  • Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
  • Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
  • Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem  de peixinhos feitos com furador.
  • Organizar um aquário na sala com um peixinho;
  • Escolher um nome para o peixinho;
  • Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
  • Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
  • Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
  • Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
  • Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
  • Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
  • Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
  • Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
  • Brincar com massinha nas cores do arco íris;
  • Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha.
  • Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
  • Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
  • Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
  • Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
  • Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
  • Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
  • Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.

Recursos:

  • Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
  • Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola,  chamex,  massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis diferenciados
  • Blocos Pedagógicos
  • Brinquedos de montagem de peças coloridas
  • Jogo de Formas Geométricas
  • Música, Filmes e fotografias

Avaliação

  • Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e o crescimento individual e do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário